A ARTE DE VIVER

Fundada em 1981 por Sri Sri Ravi Shankar, a Arte de Viver é uma organização humanitária e educacional, sem fins lucrativos, engajada em iniciativas de controle do estresse e serviços sociais. A organização opera globalmente, em mais de 160 países.

Assim, para ajudar as pessoas a se livrarem do estresse e experimentar a paz interior, a Arte de Viver oferece diversos programas, nos quais são ensinadas técnicas de respiração, meditação e yoga. Esses programas já ajudaram milhões de pessoas ao redor do mundo a superar transtornos emocionais e tendências violentas.

Foto 2.png
Foto 2 y medio.png

PRISON SMART

O Prison Smart é um programa da Arte de Viver voltado para o sistema prisional e visa o resgate dos valores humanos nos presídios, contribuindo para a redução da violência dentro e fora deles, o que traz impactos positivos na sociedade como um todo.

O programa é composto por cursos ministrados nas próprias unidades prisionais, sendo o trabalho realizado por voluntários e instrutores devidamente habilitados pela Arte de Viver.

Durante os dias de curso são ensinadas técnicas avançadas de respiração que ajudam a remover o estresse acumulado no organismo e promovem um poderoso efeito de limpeza no corpo e na mente. A principal ferramenta do programa é a técnica chamada Sudarshan Kriya. Ela é uma ferramenta autocapacitadora, que transforma as emoções intensas e restaura a calma e a capacidade de concentração.

HISTÓRICO

O Prison Program integra um programa global creditado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde a sua criação, em 1992, tornou-se mundialmente bem sucedido. Mais de 800 mil presidiários e agentes prisionais, em cerca de 30 países, já experimentaram os benefícios das práticas ensinadas por meio do Prison Program. É o primeiro programa dessa natureza com alto índice de efetividade na reabilitação de internos de alta periculosidade.

Os primeiros cursos realizados no Brasil aconteceram em 2002, nas cidades de Salvador (Presídio Advogado Ariston Cardoso), São Paulo (Penitenciária Feminina de Sant’Ana), Rio de Janeiro (Penitenciária Talavera Bruce e DEGASE) e Recife (FUNASE/PE). O programa já se expandiu para outras unidades do Rio de Janeiro e recentemente foi implementado no Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Foto 4.png

OBJETIVOS

SOCIEDADE

  • Atuação eficaz para pôr fim aos ciclos de reclusão e soltura, cujas

  • consequências negativas são sentidas por toda coletividade;

  • Promoção de valores humanos;

  • Promoção da paz.

EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS E AGENTES PRISIONAIS

  • Capacidade de atuar de forma eficiente em circunstâncias estressantes;

  • Mais satisfação no trabalho e redução da taxa de absentismo;

  • Aumento do bem-estar físico;

  • Obtenção de mais energia e foco para o desempenho das atividades

  • laborais.

PRESÍDIO

  • Contribuir para um ambiente carcerário mais humano, seguro e eficiente nos propósitos de reabilitação;

  • Diminuir a agressividade e a violência, assim como o nível de tensões e de conflitos, no ambiente carcerário;

  • Fomentar um melhor entendimento e compreensão recíproco os entre os presos;

  • Fomentar relações mais respeitosas e de qualidade entre presos e agentes penitenciários e demais pessoas envolvidas no sistema de reabilitação da população carcerária.

CUSTODIADOS

Prevenção de sintomas psicossomáticos e de depressão (com uso concomitante de pouca ou nenhuma medicação);

Cura de emoções doentias, estresses e traumas profundamente enraizados. Renovação da energia vital, de forma a enfrentar as experiências do cotidiano com mais esperança, contentamento, foco e criatividade Aprendizagem de como lidar com emoções negativas em busca de paz interior e autoconfiança;

Diminuição da dependência de drogas;

Admissão de responsabilidade pelas próprias escolhas e ações;

Aumento do bem-estar físico, resultando em melhor qualidade de sono e aumento da imunidade, dentre outras melhorias na saúde;

Possibilidade de reabilitação verdadeira em longo prazo, por meio da prática diária dos exercícios e vivência dos conhecimentos repassados por meio dos cursos do Prison Program.

Foto 8 y  medio.png

ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO

 

O curso é ministrado por, pelo menos, um instrutor devidamente habilitado pela Arte de Viver, com apoio de outros voluntários previamente indicados para participar do programa.

A carga horária total é de de 12 horas, distribuídas em quatro sessões consecutivas de 3 horas cada.


É fundamental destacar que toda a equipe da unidade (agentes penitenciarios, funcionários públicos ediretores) passam pelo curso como fase da capacitação.

Grafico Etapas.jpg

O CURSO

PREPARAÇÃO E INFRA INSTRUTURA (PRÉ CURSO)

É necessário apenas um espaço isolado (salão ou sala), valendo ressaltar que a adesão dos participantes é voluntária, a seleção é feita em conjunto com a direção penitenciária e a turma é formada com no mínimo 10 participantes. Na situação atual, como os programas serão online, utilizaremos o aplicativo ZOOM e internet. É fundamental que todos os participantes vejam e ouçam perfeitamente os instrutores.

O conteúdo do programa permite aos participantes um aprendizado prático e vivencial, cujos resultados positivos já são perceptíveis a partir do primeiro dia do curso. Entretanto, por se tratar de atividade continuada, o benefício integral é resultante da presença indispensável dos participantes em todas as sessões do curso.

Foto 9 y medio.jpg

SESSÕES DE ACOMPANHAMENTO (PÓS CURSO)

É importante o acompanhamento posterior à realização do curso, para que haja continuidade da prática dos exercícios e ensinamentos repassados durante o treinamento. Para isso, empoderamos e treinamos os próprios participantes a seguirem com as práticas diariamente por conta própria. Em uma mesma estadia, o instrutor conduz uma sessão de acompanhamento, preferencialmente, na semana seguinte ao término do curso. No caso dos cursos online, esse acompanhamento também é feito dessa forma.

Foto 6.png
Foto 7.png

BENEFÍCIOS

 
  • Normalização dos padrões de sono;

  • Redução de depressão e ansiedade;

  • Diminuição da dependência de medicamentos e drogas;

  • Aumento da energia e da vitalidade;

  • Maior foco e clareza da mente;

  • Aumento da resistência aos estressores da vida diária;

  • Aumento da autoestima e da confiança;

  • Diminuição de conflitos interpessoais;

  • Diminuição da recorrência de comportamentos destrutivos;

  • Melhora da imunidade e aumento do bem-estar físico;

  • Liberação de traumas do passado;

  • Ampliação da visão positiva sobre o futuro.

Foto 11.png

DEPOIMENTOS

"(...) Eu abri a cabeça, porque com o tempo fui amadurecendo, sabe? Eu enho 20 anos agora, então eu queria fazer isso sozinho, porque isso ajudar no campo de treinamento, pois o campo de treinamento é autodisciplina, e meditação também é autodisciplina. "

Antwain - Boot Camp EUA

"Hoje eu estou aqui, tentando lutar para sair de tanta violência em que eu cresci. Eu tentei sair dele de mil maneiras mas, eu nunca encontrei o método para me acalmar . A Arte de Viver tem sido a única ferramenta que me liberou de tanta violência pessoal, tanto medo, tanto ódio.”

Manuel - UAI, San José Costa Rica

“ Eu vi a morte de muitos dos meus amigos quem eu me enturmei e a morte do meu irmão e irmã… eu já estou cansado de sofrer, eu realmente quero fazer algo diferente, vocês estão me dando a oportunidade, e é por isso que eu digo muito obrigado e graças a Deus.”

José - UAI, San José Costa Rica

Foto ultima.jpg

“...Me sentia muito pesado lá na cela, com a mente pesada pensando besteira, mas graças a Deus estou aqui com vocês, tive essa oportunidade de estar aqui e estou muito feliz, (...) me fez refletir pra ser outra pessoa no futuro Graças a Deus eu tenho muito a agradecer...”

CRRI Itaituba, Pará

"Cheguei a conclusão que a verdadeira liberdade esta dentro de nós. As grades, o cadeado, nada disso importa, isso tudo é passageiro. Nós podemos estar dentro das nossas casas, com todo conforto, morando em qualquer lugar, e podemos ser muito mais prisioneiras do que estando aqui dentro, e muitas vezes eu me senti assim lá fora."

Maria - Talavera, Rio de Janeiro

".... Eu não tenho certeza se vou, algum dia, ser capaz de expressar completamente o que esse programa tem significado para mim, ou se eu serei capaz de expressar a minha gratidão por me permitir ser parte dessa experiencia. (...)

Delaware, EUA