O QUE É o programa cárcere

É um programa de tratamento e reabilitação para internos de presídios e pessoas de vigilância e segurança.

É o primeiro programa internacionalmente reconhecido que prove soluções inovadores e efetivas para romper com os cliclos de violência na sociedade e reduzir os índices de criminalidade.

A Arte de Viver lançou o programa em 1992 nos Estados Unidos. Foi o primeiro dessa natureza para prisões de segurança máxima.

Atualmente auxilia mais de 10.000 internos por ano em prisões de 32 países. (Ver O Programa no Mundo)

 

EM QUE consiste

É um curso progessivo e prático que ensina exercícios avançados de respiração, que geram efeitos dinâmicos de limpeza no corpo e na mente desda primeira sessão. A peça fundamental do programa é a técninca de respiração chamada Sudarshan Kriya. Através desta prática única de respiração os ritmos respiratórios são utilizados para eliminar estresse, beneficiando as funções orgânicas do corpo, transformar emocões e promover uma mente calma e alerta.

O curso é de aproximadamente 20 horas, divididas em vários dias e é ensinado por instrutores treinados para tal. Os participantes aprendem uma prática pessoal, para prolongar os benefícios, que podem ser realizada diariamente e que se reforça através do seguimento semanal.

 


“Se as pessoas adoecem, nós levamos para o hospital e damos os remédios para melhorarem. Se o comportamento das pessoas está doente, nós levamos para uma prisão, mas esquecemos dos remédios.”

— Sri Sri Ravi Shankar

benefícios                              

 

•                     Redução da violência na prisão

•                     Aumento da autoestima e sentido de responsabilidade.

•                     Eliminação do desejo de vingança.

•                     A consciência de padrões e hábitos pouco saudáveis.

•                     Assumir a responsabilidade por suas ações.

•                     Maior autocontrole e mudanças positivas nos comportamentos

•                     Diminuição da dependência de drogas.